sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Café Verde

Café Verde

COADJUVANTE NA REDUÇÃO DA GORDURA CORPORAL


Pesquisas comprovam que o café verde, o mesmo utilizado para fazer o café que tomamos no dia-a-dia além de potente antioxidante, é um ótimo coadjuvante em dietas que visam o emagrecimento. Durante o processo de torrefação, somente a cafeína é mantida em suas concentrações encontradas no fruto verde, porém, a substância mais estudada é o ácido clorogênico. O processo de torra do grão do café leva a perda de aproximadamente 92% nos níveis de ácido clorogênico que são encontrados no fruto verde. O ácido clorogênico mantém os níveis baixos de glicose e diminui o acúmulo de gordura. Por sua ação no metabolismo da glicose o café verde pode ser utilizado como coadjuvante no tratamento de pacientes diabéticos. Além disso, alguns compostos deste extrato aumentam a atividade de uma enzima responsável pela oxidação de gordura no fígado. Assim, o extrato de café verde pode ser utilizado na prevenção do da esteatose hepática não alcoólica.

Recomendação de uso

100 a 200 mg ao dia. Aplicações 
Coadjuvante no tratamento de Diabetes tipo II; 
Prevenção da gordura hepática; 
Gerenciamento de peso; 
Potente antioxidante. 

Mecanismo de ação.

Os ácidos clorogênicos atuam na indução da diminuição dos níveis de glicose por meio da inibição da enzima glicose-6-fosfatase. Quando essa enzima é inibida, ocorre uma diminuição da concentração de açúcar no sangue, prevenindo a acumulação subsequente de gordura.

Comprovação de eficácia:
1. Redução de gordura corporal em excesso de peso. Este estudo foi realizado para avaliar o efeito da dieta de extrato de grãos de café verde na redução da gordura corporal. As mulheres com sobrepeso / obesidade (índice de massa corporal> 23 kg / m2 ou gordura corporal> 27%) não haviam qualquer outra patologia a não ser obesidade e essas foram incluídas nesse estudo e os indivíduos foram aleatoriamente designados para a utilizar o extrato do grão de café verde, grupo (n = 23) ou grupo do placebo (n = 20). Foram medidos parâmetros antropométricos, distribuição da gordura abdominal por componentes de tomografia computadorizada e de sangue antes e após o período de intervenção de 8 semanas. Após a suplementação, o grupo do extrato do café verde mostrou uma redução significativa do peso corporal (p <0,01), percentual de gordura corporal (p <0,01), a área total de gordura na vértebra L1 (-4,8%, p <0,05) e área de gordura visceral em vértebra L4 (-4,7%, p <0,05). Além disso, a área total de gordura e a área de gordura visceral em L1 vértebra diminuiu significativamente no grupo de extrato de café verde em comparação com o grupo de placebo (p <0,05, p <0,05, respectivamente). O presente estudo conclui-se que a suplementação de extrato de grãos de café verde por 8 semanas pode dar efeitos benéficos na redução da gordura corporal e acumulação de gordura visceral.

Referências bibliográficas 1. LIMA, R. Adriene. PEREIRA, A. F. G. Rosemary. ABRAHÃO, A. Sheila. Compostos bioativos do café: atividade antioxidante in vitro do café verde e torrado antes e após a descafeinação. Departamento de Ciência dos Alimentos, Universidade Federal de Lavras, 37200-000 Lavras - MG, Brasil. Quim. Nova, Vol. 33, No. 1, 20-24, 2010 2. MONTEIRO, Mariana Costa; TRUGO, Luiz Carlos. Determinação de compostos bioativos em amostras comerciais de café torrado. Quím. Nova, São Paulo, v. 28, n. 4, Aug. 2005 3. PARK, Y. Ju; KIM, Y. Ji; LEE, P. Sung; LEE, H. Jong; The Effect of Green Coffee Bean Extract Supplementation on Body Fat Reduction in Overweight/Obese Women. Departmen Última atualização: 23/07/15 BP. 26/10/2015 AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário